segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Empreendedores solidários participam de curso da Setre

O curso é uma preparação para os empreendimentos que vão participar do Brechó Solidário, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Parque da Cidade

 
 
Para Ana Paula González, que participou do evento, “um curso como este será importante, porque este ano estaremos pela primeira vez no Brechó Solidário e queremos fazer bonito", disse. Ana Paula participa do projeto de formação de empreendedores em Artesanato Sustentável, na localidade de Jauá, município de Camaçari, e terá uma chance de vender esteiras, tapetes e descanso de panela fabricado com taboa.
 
Mesma alegria demonstrou Mariza Pedreira de Souza, da Associação Guia de Luz, que trabalha com alimentação, e reúne 22 mulheres do bairro da Fazenda Garcia, em Salvador. Ela participou do Brechó Solidário três vezes e da Conferência Rio + 20. "Este curso que estamos participando tem uma grande importância para todos nós, porque mesmo a nossa Associação sendo a mais experiente, temos 20 anos de existência, estamos aprendendo muito, porque queremos melhorar cada vez mais e oferecer uma melhor qualidade aos nossos clientes".
 
Diferenças - Apresentado pelo técnico da Superintendência de Economia Solidária da Setre, André Ferreira, o curso mostrou aos empreendedores a importância do marketing solidário. “Muita gente ainda vê o marketing como mito, porque não entende bem e não sabe como utilizá-lo”. André informa que no empreendimento solidário, as ferramentas são as mesmas utilizadas no marketing convencional, mas o propósito é diferente. “É preciso dar importância ao produto, preço, propaganda, ponto de venda e às pessoas. No empreendimento solidário, as pessoas é o nosso foco maior. Mas temos que observar, ainda, a qualidade do produto, a questão do preço com o custo beneficio e o ponto de venda”.
 
André Ferreira explica, ainda, que não adianta deixar os produtos de maneira bagunçada. Assim, ninguém vai achar nada e não vai comprar nada. “Além disso, é bom colocar o carro-chefe dos produtos em destaque na vitrine para atrair os clientes”. O técnico mostrou, também, que o atendimento ao cliente é um ponto que merece ser destacado para o sucesso do empreendimento. “É preciso conhecer o ambiente interno do próprio empreendimento, clientes, fornecedores e os concorrentes. Na questão do preço, o custo fixo mais o custo variável é o lucro. Se não atentar para este aspecto, muita gente vai acabar pagando para trabalhar”, completa. Na questão de segmentação, mostrou que a identificação do cliente e como fazer a abordagem é imprescindível. 
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário