o que é

O Brechó EcoSolidário, realizado desde 2006 em Salvador, é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social "grão". Trata-se de um importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária.


Ele acontece anualmente em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), formativo (variadas atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qiqong, massagens, reiki, etc). 
 
As universidades foram pioneiras na realização do Brechó, mas a cada ano foram se construindo parcerias com diversas outras instituições, do setor público, empresas e ONGs. O evento é construído de maneira autogestionária e é coordenado pela Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania.


Espera-se contar este ano com o trabalho voluntário de cerca de 300 pessoas, de diversas instituições, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras (UFba, Unifacs, Universo, UNEB, entre outras), além de empreendedores da Economia Solidária, artistas e terapeutas holísticos e pessoas engajadas em "práticas do futuro emergente".




Desde 2010 o Brechó Eco Solidário é a expressão brasileira do evento francês "Dialogues en humanité"(Diálogos em humanidade), que se realiza também anualmente desde 2002 em Lyon, e vem se descentralizando, buscando parcerias com eventos afins em várias cidades do mundo e sendo realizado também em Berlim / Alemanha, Bangalore / India, Riad / Marrocos, entre outras. O Dialogues possibilita ao público a discussão e vivência de inovações na sociedade para fazer face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade.