
O evento "Brechó EcoSolidário 2016" ocorrerá nos dias 22 e 23 outubro de 2016, no Parque da Cidade, Itaigara - Salvador. Grande encontro anual do "futuro emergente" com participação cidadã e economia solidária, onde os participantes tem a possibilidade de praticar o consumo sustentável e consciente, trocando seus objetos usados por objetos usados de outras pessoas, descobrir novas práticas e participar aos Diálogos em humanidade, vertente internacional do evento.
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Empreendedores solidários participam de curso da Setre
Para Ana Paula González, que participou do evento, “um curso como este será importante, porque este ano estaremos pela primeira vez no Brechó Solidário e queremos fazer bonito", disse. Ana Paula participa do projeto de formação de empreendedores em Artesanato Sustentável, na localidade de Jauá, município de Camaçari, e terá uma chance de vender esteiras, tapetes e descanso de panela fabricado com taboa.
Mesma alegria demonstrou Mariza Pedreira de Souza, da Associação Guia de Luz, que trabalha com alimentação, e reúne 22 mulheres do bairro da Fazenda Garcia, em Salvador. Ela participou do Brechó Solidário três vezes e da Conferência Rio + 20. "Este curso que estamos participando tem uma grande importância para todos nós, porque mesmo a nossa Associação sendo a mais experiente, temos 20 anos de existência, estamos aprendendo muito, porque queremos melhorar cada vez mais e oferecer uma melhor qualidade aos nossos clientes".
Diferenças - Apresentado pelo técnico da Superintendência de Economia Solidária da Setre, André Ferreira, o curso mostrou aos empreendedores a importância do marketing solidário. “Muita gente ainda vê o marketing como mito, porque não entende bem e não sabe como utilizá-lo”. André informa que no empreendimento solidário, as ferramentas são as mesmas utilizadas no marketing convencional, mas o propósito é diferente. “É preciso dar importância ao produto, preço, propaganda, ponto de venda e às pessoas. No empreendimento solidário, as pessoas é o nosso foco maior. Mas temos que observar, ainda, a qualidade do produto, a questão do preço com o custo beneficio e o ponto de venda”.
André Ferreira explica, ainda, que não adianta deixar os produtos de maneira bagunçada. Assim, ninguém vai achar nada e não vai comprar nada. “Além disso, é bom colocar o carro-chefe dos produtos em destaque na vitrine para atrair os clientes”. O técnico mostrou, também, que o atendimento ao cliente é um ponto que merece ser destacado para o sucesso do empreendimento. “É preciso conhecer o ambiente interno do próprio empreendimento, clientes, fornecedores e os concorrentes. Na questão do preço, o custo fixo mais o custo variável é o lucro. Se não atentar para este aspecto, muita gente vai acabar pagando para trabalhar”, completa. Na questão de segmentação, mostrou que a identificação do cliente e como fazer a abordagem é imprescindível.
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