O evento é organizado através de onze comissões. Cada Comissão programa suas atividades com a ajuda dos voluntários e da coordenação geral.
Conheça o trabalho de cada comissão:
Comissão de Barracas
- Instalação dos postos de troca nas instituições e de postos de trocas itinerantes, com explicações sobre seu funcionamento (entrega de kit de comunicação e manual).
- Atividade voluntária de controle de troca de bens e recepção de doações.
- Encaminhamento dos bens para armazenagem centralizada.
Organização das barracas de trocas de bens pela moeda social “grão”:
- Classificação dos bens do armazenamento centralizado para cada tipo de barraca: vestuário; sapatos; bolsas; livros, CDs e DVDs; utilidades domésticas; objetos de decoração; entre outros.
- Constituição de uma Reserva de produtos de boa qualidade. Estes produtos devem ter tido origem em doação.
- Verificar qualidade dos produtos de doação e trocas, e se necessário, fazer troca de produtos trocados com má conservação por produtos da Reserva.
- Fazer contagem de produtos por item e encaminhar às barracas.
- Organização dos produtos nas barracas e orientação para um bom atendimento ao publico.
- Criar uma performance para barracas de doações e de trocas para que as pessoas entendam melhor o processo.
- Organização de materiais trocados no dia do evento nas caixas para reposição, atentando para a qualidade e separando os melhores para troca e outros para doação.
Comissão de Empreendimentos de Economia Solidária
- Inscrição de EES interessados, priorizando os que já participaram com bom desempenho em versões anteriores do evento.
- Curso de 70h/aula com formação presencial, à distância e atividades práticas. Temas: Vitrinismo e embalagens; Formação de preços; Atendimento ao cliente; 1) Metodologia do Brechó Eco Solidário; 2) Compreendendo a crise ambiental desafio; 3) A rede Diálogos em Humanidade e suas ações em quatro continentes; 4) Consumo consciente e ecologia integrativa; 5) A Economia Solidária, as moedas sociais e o Ecobanco;
- Avaliação e certificação.
- Escolha, após formação, dos empreendimentos que irão participar do evento;
- Organização das barracas com nome do empreendimento e orientação da venda em reais com troco em grãos.
- Distribuição do transporte e ticket alimentação para 2 pessoas de cada empreendimento.
- Organização de transporte de produtos para a feira e guarda de produtos do sábado para o domingo.
- Apoio técnico no dia da Feira e controle de presença com lista assinada pelos empreendimentos.
- Aplicar questionário de avaliação do Brechó, fazer tabulação dos dados e emitir relatório final.
- Organizar e realizar o desfile com produtos dos empreendimentos, protagonizado por integrantes dos mesmos.
- Explicar aos membros dos EES como se dá o encontro das duas moedas o Grão e o real, equivalente, no momento de passar troco em grãos por solicitação dos clientes.
- Disponibilização de grãos para os EES, de acordo com a definição da Coordenação Autogestionária do evento.
Comissão das Ágoras
- Discussão das temáticas do ano na coordenação autogestionária do evento;
- Articulação com pessoas e instituições que se responsabilizem pela organização de cada Ágora temática.
- Convite às pessoas que animarão o debate e dos mediadores do debate e distribuição dos convidados nacionais e internacionais nas diferentes Ágoras.
- Checagem de infra-estrutura de cadeiras e microfone.
- Realização das ágoras dentro da metodologia de fala descentralizada e construção de desacordos e dos acordos.
Comissão do Ecobanco
- Emissão centralizada das moedas “grão” (confecção e impressão da moeda necessária para repor as utilizadas no ano anterior e ampliar massa monetária).
- Disponibilização dos grãos nos postos de troca com controle de recebimento pelo/a responsável pelo posto.
- Controle das moedas antes e no dia do evento, incluindo devoluções pelos postos de trocas e pelas barracas que não passaram troco em grãos; doações feitas pelo publico.
- Explicação dos instrumentos de controles internos aos participantes (coordenação, voluntários e empreendimentos).
- Contagem final dos grãos que circularam no Brechó e divulgação dos dados na avaliação final do evento.
Comissão Cultural
- Fazer contatos com artistas individuais, bandas e mobilizar comunidades para apresentações culturais populares.
- Confirmação de presença para fechar programação e viabilizar transporte e alimentação.
- Checagem de infra-estrutura de palco, som e apoio técnico.
- Recepcionar os grupos e organizar as apresentações, fazendo cumprir os horários de cada grupo.
- Enviar carta de agradecimento.
Comissão Holística
- Fazer contatos com terapeutas e professores e ver horários disponíveis.
- Confirmação de presença para fechar programação.
- Checagem de infra-estrutura de macas, tapetes, etc.
- Viabilizar alimentação e transporte de equipamentos, se necessário.
- Recepcionar o público, organizar as demandas e, para os serviços que assim o exigem, cobrar a terapia em grãos.
-Organizar a “Pausa Geral”, que consiste em 10 minutos de relaxamento de todo o publico.
Comissão Ambiental
- Fazer contatos com pessoas e instituições da área e ver propostas de atelier para solução de problemas ambientais.
- Confirmação de presença para fechar programação.
- Checagem de infra-estrutura de cadeiras, vídeos, etc.
- Viabilizar alimentação dos voluntários.
- Organizar as atividades já tradicionais: contabilização da pegada ambiental individual do público; exibição dos vídeos de cunho ambiental; viabilização do jogo “ABC para o consumo consciente”.
Comissão de Comunicação
- Formação da Comissão de Comunicação com membros das assessorias de imprensa das instituições parceiras.
- Criação de materiais de divulgação, particularmente folder eletrônico, com as marcas dos parceiros do ano.
- Articulação de blogs, redes sociais e outras comunicações via internet, particularmente mailing de anos anteriores.
- Elaboração de sinalização no evento (banners, programação, identificação de tendas e barracas, etc).
- Mobilização dos meios de comunicação para divulgação e cobertura do evento, inclusive visita dos convidados nacionais e estrangeiros aos jornais.
- Organização de Caderno com peças de divulgação e materiais da imprensa e mídia em geral sobre o evento.
Comissão de Infraestrutura
- Articulação com o no Parque da Cidade para disponibilização do espaço, mediante doação de bem, conforme regras da instituição.
- Planejamento, projeto arquitetônico e realização física do evento conforme previsão.
- Contratar serviços para realização do evento: fazer cotações; explicar caráter voluntário e cooperativo do evento; contratar serviços e prestadores, inclusive segurança.
- Capina e limpeza da área do evento no Parque da Cidade.
- Montagem e desmontagem das barracas e tendas.
- Viabilizar alimentação, transporte e infra-estrutura geral (tendas, equipamentos de som e imagem, sinalização, etc.
- Viabilizar “Árvores da água” com bebedouros para o público.
- Limpeza do local pós evento com coleta seletiva.
- Contatos nacionais internacionais para identificar pessoas chaves da rede DH para estarem presentes e sua disponibilidade.
- Viabilização da viagem, translados, hospedagem e alimentação.
- Mobilizar serviços de tradutores/as voluntários para visitantes estrangeiros no número de línguas que for necessário a depender das confirmações dos visitantes.
- Organização de eventos de boas vindas e de despedida.
- Organização de reunião para discussão sobre a Rede Diálogos em Humanidade com seus representantes presentes.
...
A data( 27 e 28) para o evento na capa principal esta diferente da data ( 20 e 21)do texto da capa principal.
ResponderExcluirO local dos eventos e o responsável pelos eventos não está claro.